10 perguntas que você deve fazer para o fotógrafo do seu casamento
Compartilhe
Um profissional experiente irá garantir que todos os pequenos detalhes sejam captados, permitindo que, além do vestido de noiva, pequenos pormenores não fiquem fora do álbum. Um especialista na área saberá a importância de apanhar as cenas marcantes, como também dar um efeito especial aos espaços secundários como o canto das lembrancinhas de casamento ou a mesa do livro de assinaturas. Para facilitar a escolha anote as perguntas básicas que devem fazer antes de contratar o profissional.
Porque contratar um fotógrafo profissional para seu casamento?
Dê a devida importância para a contratação de um fotógrafo profissional, esse é um dos investimentos do casamento que mais valem a pena.
Abaixo vejas as perguntas que voce deve fazer.
Abaixo vejas as perguntas que voce deve fazer.
Entenda:
Experiência: Um fotógrafo profissional sabe que deve registrar todos os detalhes de um evento, mas ele tem a sensibilidade e experiência para captar momentos que somente olhos treinados conseguem ver.
O casamento dura algumas horas e além dos seus sentimentos e recordações, há uma outra forma de guardar essa lembrança: as fotos. Elas são muito importantes para reviver e sentir novamente tudo o que aconteceu no casamento, essa é uma forma de eternizar os melhores momentos e até mesmo aqueles que os noivos não presenciaram, pois no dia tudo é muito corrido.
Fotos com qualidade: Aspectos técnicos também devem ser levados em consideração, os profissionais dessa area possuem todos os equipamentos necessários para esses registros, além de saber usar bem diferentes ângulos, luzes e entrega do material com o tratamento de imagens necessários.
Equipe: Se acontecer um imprevisto e um fotógrafo da equipe não puder comparecer, os noivos terão um outro profissional para registrar o casamento.
Responsabilidade: Um fotógrafo profissional tem o comprometimento de entregar o que foi prometido para os noivos. Em uma conversa inicial é alinhado em contrato, no qual, fica especificado o que será entregue, quando e de que forma.
1. Qual sua experiência na área de casamentos?
Fundamental saberem se já fotografou outras cerimônias. O making of da noiva, a preparação do penteado, os olhares apaixonados que trocam durante os votos, o close no maravilhoso sapato da noiva, antes de colocá-lo.
2. Posso conhecer seu portfólio?
Importante marcar uma reunião para ver os Álbuns. Uma coisa será ele afirmar que tem experiência nesse segmento, outra é demonstrar o trabalho através das fotos. Checar outras experiências que ele e sua equipe tiveram será fundamental para conhecer o seu trabalho mais profundamente. É isso que dará a segurança necessária antes de assinarem o contrato e confiarem essa tarefa em suas mãos.
3. Backup do material?
Como ele faz as cópias das fotos no evento? Ao terminar o casamento ele já copia para um HD externo ou computador no fim da festa? A câmera dele trabalha com dois cartões de memória por segurança? Ele retira o cartão de memória com as fotos do casamento da câmera e o leva embora em local seguro para não correr risco de roubo do equipamento no caminho pra casa?
4. Trabalha sozinho ou em equipe?
Em eventos maiores com grande número de convidados (mais de 150 convidados) é fundamental ele ter um ou dois assistentes para conseguir cobrir todo o acontecimento. Essencial para captar a decoração, a chegada dos padrinhos e familiares além da entrada triunfal da noiva.
5. Se algo ocorrer? Você tem substituto?
Imprevistos podem acontecer e é essencial que caso algo ocorra algo ele possa ter uma pessoa adequada para assumir o trabalho, com o mesmo profissionalismo e seriedade necessárias.
6. Fotografa em outra cidade?
Se a ideia é fazer a cerimônia em outra cidade devem saber quanto o profissional cobra para a viagem. Isso supõe um extra, dependendo da cidade que estão programando. E mais, se não terão outra alternativa para achar um profissional na cidade escolhida, por tempo ou outras razões, com certeza valerá a pena contratar um fotógrafo que possa viajar.
7. E a edição das fotos?
Todas as fotos devem ser tratadas, porém muitos fotógrafos não têm esse cuidado. Verifique como irá receber todo o material e, novamente salientamos que tudo o que for combinado esteja exposto no contrato.
8. O que poderá ou não, fazer com as fotos no futuro?
Conversem sobre esse ponto, para saber se podem ou não publicar as fotos em blogs, sites, e que não ocorram problemas no futuro por conta dos direitos autorais do fotógrafo e a autorização ao direito de imagem por parte do casal.
9. Forma de pagamento?
Se ao fazer uma reserva é necessário pagar um sinal, outra parte dentro de um tempo e o restante antes do casamento ou se o pagamento tem que ser a vista. Por isso, a importância de procurar pelo profissional com antecedência é tão necessária. Só paguem o sinal mediante assinatura do contrato e que esteja especificado tudo o que conversaram. Lembrem-se de confirmar o período que ele irá trabalhar e se ele ficará no evento até tocar a última música do casamento.
10. Quando receberemos as fotos?
Em muitos casos as entregas são um problema, mesmo hoje em dia quando não é necessário esperar tanto devido à tecnologia. Ao contratar, pergunte o prazo e que esse item esteja no contrato do serviço.
Gostaram das sugestões? Deixem seus comentários, e marquem seus amigos que precisam delas.
Se identificou com o conteúdo e com o as fotos? PEÇA UM ORÇAMENTO AGORA!
Um abraço.
Renato Will